Clareamento Dentário | 9 verdades que você precisa saber

Sorrir é um dom de todos, compartilhado com todos e para todos. É algo que já nascemos sabendo, não é mesmo? Todo mundo sorri e todo mundo adora rir. Rir é bom para a saúde integral, para fazer amigos e é a base da nossa comunicação.

Com apenas um sorriso mostramos nossa simpatia e valorizamos o que é bom em nós. Como diz o ditado Sorrir é o melhor remédio! Nada que uma gargalhada não ajude a resolver. 🙂

Conversamos com o Doutor Carlos Holanda (veja CRO no fim do texto) para falar daquele sorriso que brilha, daquele sorriso saudável e branquinho: o sorriso com o clareamento dentário. Afinal vamos combinar: fica lindo demais!

9 verdades sobre clareamento dentário para saber agora

Separamos o que você quer e precisa saber agora sobre clareamento dentário. Assim você já pode planejar seu sorriso perfeito. Vamos lá!

Existem dois tipos básicos de clareamento dentário:

  • clareamento dentário à laser
  • clareamento dentário caseiro

Além dessas duas técnicas ainda há o clareamento de dentes que tiveram o canal tratado  (clareamento interno) e a micro abrasão do esmalte dentário. Mas são técnicas de indicação restrita, explica o Doutor Carlos Holanda.

Clareamento Dentário Preço: quanto custa para fazer?

Essa é uma dúvida super comum e recorrente na internet. Porém, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) não permite a divulgação de valores. Para não termos problemas quaisquer com o Conselho, optamos por não colocar aqui no blog os preços de tratamentos. Mas você pode acessar o site do CFO e verificar lá qual é o preço médio de clareamentos. Mas lembre-se: cada paciente necessita de um tratamento específico que pode envolver: exames, consultas, laboratório e demais procedimentos que precisar. Cada profissional tem sua política de preços, de acordo com sua mão de obra, localização, padrão da clínica e serviço.

Por isso recomendamos agendar uma avaliação pra receber um orçamento de acordo com o seu caso. Clique aqui e agende a sua.

Cuidado! Clareamentos dentários sem supervisão e orientação de dentistas, geralmente são oferecidos na internet, farmácias clandestinas ou feitos a partir de manipulação. Esses tratamentos NÃO DEVEM SER UTILIZADOS EM NENHUMA SITUAÇÃO, pois os danos podem ser grandes aos tecidos bucais e podem causar até mesmo a perda de dentes, conta o Doutor Sérgio Takeo.

Clareamento Dentário à laser: como funciona?

A técnica de clareamento dentário à laser no consultório é exercida por um cirurgião-dentista. Utiliza géis clareadores em concentrações bem elevadas que proporcionam clareamento com resultados mais imediatos.

Clareamento Dentário caseiro, afinal como é?

Já na técnica de clareamento supervisionado, também chamado de clareamento caseiro, o cirurgião-dentista instrui o paciente a utilizar os géis clareadores em casa. Para isso, usam-se dispositivos de silicone confeccionados especificamente para cada paciente.

Nessa situação o uso é diário e as concentrações do gel clareador são menores em relação ao clareamento à laser.

O que é a moldeira do clareamento dentário?

A moldeira é o dispositivo usado no clareamento caseiro ou supervisionado. Ela é feita para cada paciente, conforme as indicações do dentista.

Clareamento Dentário | O que não pode comer?

No período de tratamento, deve se evitar ingerir:

  • café
  • vinho tinto
  • refrigerante à base de cola
  • chocolate
  • chás
  • demais alimentos manchadores
  • o tabagismo também deve ser evitado

Fotos de Clareamento Dentário

Separamos algumas fotos de clareamento dentário, mas lembre-se: você precisa conversar antes com um dentista e fazer uma avaliação. Somente um profissional especializado pode explicar o que pode e não pode fazer e a quais resultados você chegará.

Mas a primeira coisa que você precisa saber é: cada paciente é único. Não é porque você viu um resultado numa foto que no seu caso, vai alcançar o mesmo. Inclusive o Conselho Regional de Odontologia, responsável pelos dentistas proíbe qualquer propaganda com antes e depois.

Quando se faz o Clareamento Dentário, em quanto tempo se deve refazer?

Estudos mostram a manutenção do resultado em até 3 anos. Porém tudo depende da dieta do paciente. Para quem fuma e tem uma dieta repleta de alimentos manchadores, esse período pode reduzir até 1 ano. Mas devemos lembrar que cada organismo reage de forma diferente.

Quanto tempo dura para fazer clareamento dentário?

  • clareamento à laser feito no ambiente clínico costuma durar de 1 a 3 sessões clínicas, sendo que cada sessão dura até 90 minutos
  • clareamento caseiro geralmente pode durar um pouco mais, mas em média leva de 3 até 6 semanas

Todo mundo pode fazer? Quais são os pré-requisitos?

Nem todos. Cada caso deverá ser avaliado e ponderado pelo cirurgião dentista. Por isso é necessária uma avaliação. Na Rede Odonto Brasil é fácil agendar a sua, clique aqui e agende a sua.

Ficou com dúvidas?

Deixe nos comentários e iremos perguntar ao Doutor Carlos! Prometemos respondê-las aqui mesmo. Você também pode clicar aqui e entrar em contato conosco.

Fontes:

Doutor Carlos Holanda | CRO 24572

Doutor Sérgio Takeo | CROPR 22315