Facetas de Porcelana | As 5 Dúvidas Principais

Já dizia o famoso escritor russo, Dostoiévski (que pelo visto sabia melhor que ninguém os benefícios do sorriso perfeito):

Conhecemos um homem pelo seu riso; se na primeira vez que o encontramos ele ri de maneira agradável, o íntimo é excelente.

Sabemos que o sorriso perfeito é aquele que agrada, capaz de acolher e de estabelecer a linha invisível que inicia uma boa relação social. Quer dizer que se estou com o sorriso feio, sou desagradável? Não necessariamente. A empatia é a responsável, mas o ato de sorrir faz parte da empatia e buscar sempre mais saúde bucal é um passo fundamental.

Caso seus dentes estejam incomodando ou comprometendo seu sorriso é hora de mudar! As facetas de porcelana são uma ótima opção. Vamos ver o que são.

Leia também: 9 verdades sobre Clareamento Dentário

5 dúvidas e respostas sobre facetas de porcelana

Conversamos com o Doutor Carlos Holanda  e também com o Doutor Diego Calgaro (ver CRO no fim da matéria). Eles são responsáveis por tratamentos estéticos dentais na Odonto Brasil. Se você quiser marcar consulta prévia com os dentistas, clique aqui e agende sua avaliação.

As facetas de porcelana são indicadas para:

  • quem esteja com dentes muito amarelados ou em tons de marrom
  • dentes rachados
  • dentes fraturados
  • correções de sorriso

Facetas de Porcelana | Afinal qual é o preço?

Essa é uma duvida muito recorrente na internet. Porém, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) não permite a divulgação de valores. Para não termos problemas quaisquer com o Conselho, optamos por não colocar aqui no blog os preços de tratamentos. Mas você pode acessar o site do CFO e verificar lá qual é o preço médio de 1 faceta de porcelana em cerâmica. Mas lembre-se: cada paciente necessita de um tratamento específico que pode envolver: exames, consultas, laboratório e demais procedimentos que precisar.

É apenas com uma avaliação completa que o dentista poderá dizer quantas facetas de porcelana você vai precisar e quais serão os exames necessários.

Vale ressaltar que além do trabalho do cirurgião dentista, há os trabalhos personalizados para confecção das facetas de porcelana nos dentes, que precisam de planejamento e laboratório de próteses. Também há a parte técnica do ceramista (protético) que neste caso é um verdadeiro artista! Ele é quem desenha e cria o formato das facetas.

Quem pode e quem não pode fazer?

Para o dentista iniciar o tratamento  com facetas de porcelana e deixar seu sorriso mais perfeito,  é preciso estar com a estrutura dentária apropriada para receber esse material nobre. Veja:

  • os dentes devem estar livres de cáries, trincas e manchas intensas
  • não pode haver haver dentes faltando
  • os dentes devem estar adequadamente engrenados, superior com o inferior

Caso os dentes  não estejam de acordo para receberem facetas, irão precisar de outro procedimento anterior. O dentista vai indicar cada passo, o que influenciará no valor total do tratamento.

Em um tratamento estético dentário, o que é bonito pra um não fica para o outro. Por isso, antes de fazer as facetas utilizamos o mock up que serve como um test drive para que o paciente tenha a experiência prática do resultado. Em outras palavras, antes de colocar as facetas é possível você saber e sentir como seu sorriso ficará, explica o Doutor Sérgio Takeo.

Fotos das Facetas de Porcelana

A primeira coisa que você precisa saber é: cada paciente é único. Não é porque você viu um resultado numa foto que no seu caso, vá alcançar o mesmo. Inclusive o órgão responsável pelos dentistas proíbe qualquer propaganda com antes e depois.

Separamos algumas fotos antes e depois de facetas de porcelana meramente ilustrativas para você, mas lembre-se: para saber os resultados do seu tratamento, você precisa conversar antes com um dentista e na avaliação prévia, ele vai explicar o que pode e não pode fazer.

facetas de porcelana
Paciente do Doutor Carlos Holanda, Edson Corrêa dá Silva chegou ao fim do tratamento com Facetas de Porcelana sem complicações.

O que são facetas de porcelana?

A Faceta é uma peça fina de porcelana usada para recriar a aparência natural dos dentes, ao mesmo tempo em que fornece força e elasticidade comparável ao esmalte do dente natural. A definição técnica é da Academia Americana da Odontologia Cosmética (AACD).

É o mesmo tratamento chamado Lentes de Contato dentárias?

As facetas de porcelana são lâminas de cerâmica com espessura de o,7 milímetros, enquanto as lentes de contato dentárias são mais finas e indicadas para casos que necessitem ser menos invasivos. As facetas de porcelana também são chamadas de:

  • facetas dentárias
  • facetas dentais
facetas de porcelana lentes de contato
Louise Blanck Ebbud, paciente do Doutor Diego Calgaro, ao fim de um tratamento com Lentes de Contato Dentárias.

As facetas de porcelana duram quanto tempo?

Colocar as plaquinhas de porcelana nos dentes além de ser um tratamento ótimo e super recomendado possui uma durabilidade incrível.

  • facetas de porcelana duram até 10 anos quando bem cuidadas
  • a durabilidade das facetas dentárias depende de como você cuidar. Manter boa higiene bucal, consumir menos produtos manchadores e ir ao dentista regularmente vai aumentar o tempo de duração delas.

Ficou com alguma dúvida?

Deixe nos comentários e iremos perguntar ao Doutor Carlos e ao Doutor Diego! Prometemos respondê-las aqui mesmo. Você também pode clicar aqui e entrar em contato conosco.

Fontes:

Doutor Carlos Holanda | CRO 24572

Doutor Diego Calgaro | CRO 23340

Doutor Sérgio Takeo | CROPR 22315

Conferir depoimentos