Facetas de Porcelana ou Lentes de Contato Dentais?

Vários famosos já investiram no design do sorriso com dentes de porcelana. Ivete que o diga, fica ótimo não? 💃

O sorriso perfeito nunca esteve tão em alta! As top celebridades, as blogueiras e blogueiros e também as it-girls estão com os dentes maravilhosos. Já reparou quanta gente anda sorrindo perfeitamente? Essa felicidade tem nome: dentes de porcelana.

Existem dois tratamentos estéticos para esse fim, são eles:

  • facetas de porcelana

ou

  • lentes de contato dentais

Para explicar super bem explicadinho e nos mínimos detalhes, conversamos com o Doutor Sérgio Takeo, responsável técnico e fundador da Rede Odonto Brasil.

Entenda mais sobre o assunto e veja como conquistar o sorriso das top celebs 😁.

Se quiser agendar uma avaliação já, clique aqui.

Diferenças entre Facetas de Porcelana e Lentes de Contato Dentais

As facetas ou lentes de contato são feitas em porcelana e são coladas na frente do dente natural.  O que realmente as diferencia é o procedimento e espessura. Enquanto as facetas são colocadas em dentes mais desgastados, com várias restaurações e bem escurecidos, as lentes de contato são extremamente finas (até 0,2mm) e cobrem dentes que não estejam sob essas condições, ou seja, é um procedimento para casos mais “fáceis” de correção e construção da harmonia do sorriso.

A forma de preparo também varia entre um e outro, assim como o valor do tratamento dentário.

Leia também: Facetas de Porcelana | Dá para saber o valor que custa?

É sempre na consulta de avaliação que é realizada a análise facial e dental do paciente, que vai levar em consideração uma série de questões estéticas, tais como: tamanho do sorriso, forma e cor apropriada dos dentes.

O paciente aprova cada passo conta com uma prova denominada mock up para garantir que seu sorriso fique de acordo com o que espera e que suas queixas sejam atendidas. A partir daí os moldes sejam confeccionados dente por dente. “É muito gratificante e realizador ver a alegria do paciente quando o tratamento termina”, conta Doutor Takeo.

Vale a pena? 🕵

O benefício é altíssimo pois tanto as facetas de porcelana ou lentes de contato não têm prazo de validade! Tudo vai depender da higiene bucal, dos  hábitos alimentares e dos cuidados pessoais de cada um.

“O material  tem resistência a abrasão de 3 a 5 vezes maior que o esmalte dentário! Se o esmalte dentário foi feito para durar a vida toda, quanto tempo duram as facetas ou lentes uma vez que são ainda mais resistentes? Durariam a vida toda também em condições normais de mastigação e cuidado. Para se ter uma ideia, sem interferências externas, as facetas durariam até 3 gerações”, explica.

É possível que as facetas de porcelana ou lentes de contato caiam dos dentes?

Os riscos são praticamente nulos para pacientes que tenham hábitos saudáveis e que não costumem roer as unhas, mastigar gelo ou tampas de canetas por exemplo. É claro que a saúde gengival também conta muito, por isso não são todos que podem colocar facetas de porcelana ou lentes de contato dentais. A tecnologia é altamente avançada e capaz de corrigir sorrisos e devolver a auto estimas às pessoas, mas em muitos casos, é necessário um tratamento prévio.

Ficou com dúvidas?

Deixe nos comentários e iremos perguntar ao Doutor Takeo! Prometemos respondê-las aqui mesmo. Você também pode clicar aqui e entrar em contato conosco.

Fonte: Doutor Sérgio Takeo | CROPR 22315